Curiosidades do Futsal do

Shotokai de Queluz

 

O Centro Shotokai de Queluz (C.S.Q.) estreou-se no dia 9 de Novembro de 2003, numa competição oficial com uma vitória sobre ao ABCD da Brandoa por 4-1, na 1ª Jornada do Campeonato Distrital de Infantis de Futsal - Série 3 da Associação de Futebol de Lisboa da época 2003-2004. Este jogo foi disputado no Pavilhão Municipal de Monte Abraão e o Shotokai jogou com a seguinte equipa: Walter Carreira(cap); João Guerra; Nuno Coelho; Tiago Gonçalves; Marco Guerra e Eduardo Santos, sendo orientada pelo Mister José Félix.

O C.S.Q., conquista o seu primeiro título oficial e é também o primeiro clube a vencer o Campeonato da 3ª Divisão de Iniciados da Associação de Futebol de Lisboa na época 2005-2006.

2006-2007 o C.S.Q. passa a contar com três categorias, Infantis, Iniciados e Juvenis a competir nos quadros da Associação de Futebol de Lisboa e no primeiro ano da categoria de Juvenis é vice-campeão da 3ª Divisão.

2007-2008 o C.S.Q passa a ter quatro equipas a competirem na Associação de Futebol de Lisboa, com a abertura do escalão de Juniores.

Com o apoio da Junta de Freguesia de Massamá, o C.S.Q. organiza o 1º Torneio dos Campeões de Futal, um torneio realizado no final da época desportiva 2005-2006 e que juntou os clubes campeões de todas as categorias da época desportiva. Esta primeira edição do torneio foi um grande sucesso,  voltando a repetir-se em mais duas edições nos anos de 2007 e 2009. Infelizmente não se realizaram mais, devido à falta de espaço e apoios para a realização do torneio. A registar duas vitórias do nosso clube no torneio, em Iniciados e Juvenis no ano de 2009.

Em 2007 o C.S.Q. começa a treinar todos os escalões no Complexo Desportivo e Municipal de Monte Abraão no pavilhão João Carlos Cifuentes, até esta altura os treinos realizavam-se em pavilhões e ringues alugados. No mesmo ano o C.S.Q. associou-se à Campanha "Eu Quero Futsal Olímpico" criada pela Federação Paulista de Futsal em 2002 em prol da inclusão do futsal nos Jogos Olímpicos em 2012, e que consistia em promover esta iniciativa no nosso País.

A maior goleada realizada pelas nossas equipas em jogos oficiais da Associação de Futebol de Lisboa, aconteceu na categoria de Infantis sobre o mesmo adversário, o Rio de Mouro com o resultado de 20-0 em Queluz e de 1-19 em Rio de Mouro na época desportiva 2008-2009.

A EsKola de Futsal do ShotoKai abre no Pavilhão Municipal de Monte Abraão no ano de 2008, sendo celebrado um protocolo com as escolas E.B.n.º 1 e n.º 2 de Monte Abraão e Escola E.B. n.º 1 de Queluz, em que os alunos destas escolas podem praticar a modalidade no clube a preço reduzido, e usufruindo ainda de isenção de inscrição, este protocolo está em vigor até aos dias de hoje.

Em várias participações em torneios de Futsal o C.S.Q. já venceu alguns de renome, tais como o do Infantado F.C. em 2009 no escalão de Infantis, Torneio do Liberdade A.C., também em Infantis em 2010, Torneio da Arroja em 2012 no escalão de Juvenis, e outros mais, ao longo destes 10 anos de existência da modalidade no clube.

A EsKola de Futsal do ShotoKai é também umas das primeiras escolas do Distrito de Lisboa a organizar Encontros de Escolas de Futsal para crianças que não tem idade para a competição (Petizes, Traquinas e Benjamins).

No ano de 2010 o C.S.Q. assina um Protocolo com o Sporting Clube de Portugal.

O ano de 2012 o C.S.Q. vence o Torneio Extraordinário de Juvenis da 1.ª Divisão Honra. Torneio esse  promovido pela Associação de Futebol de Lisboa, e que contou com as equipas do Leões de Porto Salvo, Sassoeiros, Novos Talentos e Portela.

O ano de 2012, fica também marcado pela nossa participação com as equipas de Infantis, Iniciados e Juvenis no XII Torneio Internacional de Futsal Juvenil "Virgem de Garcia", em San Lorenzo - Madrid prestigiado torneio em Espanha.

Marcelo Coelho é o primeiro jogador do clube a ser convocado para a Seleção Distrital de Lisboa na categoria de Sub-15 na época 2012-2013.

Gonçalo Portugal inciou a sua carreira com passagem pelos infantis e iniciados no C.S.Q., é o primeiro ex-jogador a chegar a atleta profissional ao serviço do Sporting C.P., no ano de 2012 faz a sua primeira internacionalização ao estreiar-se na Selecção Nacional de Futsal na catergoria de Sub-21.

Os jogadores com mais jogos disputados com a camisola do C.S.Q., foram todos jogadores formados no clube desde dos Infantis até aos Juniores, sendo eles o Nuno Coelho, o Rui Martins, o Gonçalo Jardim, Tiago Alves e o João Félix.

Até aos dias de hoje o Shotokai já ultrapassou a marca de 2000 golos marcados em jogos oficiais da Associação de Futebol de Lisboa.

Em Junho de 2013, os Juvenis vencem o III Torneio Nacional promovido pelo Vitória Clube de Santarém. Nesse mesmo torneio os juniores alcançaram o terceiro lugar. O nosso G.Redes de Juvenis Pedro Jardim recebeu o trofeu de melhor G.R. e o jogador Bruno Piçarra, igualmente dos juvenis recebeu o troféu de melhor marcador.

Em 2014, Edgar Varela atualmente ao serviço do Sporting C.P., mais um jovem com passagem pelo nosso clube nos iniciados, passa a ser o segundo ex-jogador do C.S.Q., a chegar a profissional e a jogar numa Seleção Nacional de Futsal, com a estreia na seleção Nacional de Sub-21. 

 O ano de 2014 fica também marcado com a aquisição de fatos de treino com o apoio dos Cafés Delta, e também pela oferta de T'Shirts de aquecimento para todos os atletas do Clube com o apoio da União de Freguesias de Massamá e do Monte Abraão.

A 16 de Março de 2014, a equipa de infantis de forma simbólica, entrega um galhardete do C.S.Q., no estádio do Sport Lisboa e Benfica, para ser colocado na estátua do Eusébio, junto de milhares de emblemas alusivos a outros clubes em homenagem ao melhor jogador de futebol de todos os tempos.

O Futsal do Shotokai conquista o segundo campeonato no seu historial, com apenas 2 derrotas na época desportiva 2013-2014, os juvenis são campeões da 1ª Divisão subindo ao escalão máximo da Associação de Futebol de Lisboa.

As equipas técnicas crescem em 2014-2015, com o regresso ao clube do Mister Nuno Freire para a equipa de Juniores e também pela colaboração de mais dois elementos para as equipas técnicas, o Mister Miguel Amarelinho nos Infantis e o Mister João Duarte que veio trabalhar os guarda redes do Shotokai.

Em 2015-2016 o CSQ encerra o escalão de juniores e participa pela primeira vez no Campeonato Distrial de Benjamins da Associação de Futebol de Lisboa, continuando o trabalho e o desenvolvimento da modalidade com 4 escalões de formação, Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis.  É criado o projeto Futsal Social com a parceria da União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão.

Em 24 de Outubro de 2015, no jogo Novos Talentos vs Shotokai,  o atleta Ismael Franco tornou-se o atleta mais novo a competir a nível federado numa das nossas equipas (benjamins), com apenas 7 anos. Sendo igualmente nesse jogo o capitão de equipa mais novo.

2016 - António Ludgero Lopes que representou o nosso clube durante 3 épocas (infantis de 2008 a 2010 e nos iniciados 2010-2011), transferido para o Sporting na época 2011-2012, agora como junior faz a sua primeira internacionalização pela seleção nacional de sub-19, marcando um golo na sua estreia frente à Hungria. Depois de Gonçalo Portugal e Edgar Varela, Ludgero entra na nossa galeria de ex-jogadores a representar a seleção nacional de futsal.

2017 - Portugal vence a Espanha na final por 3-2 e sagra-se pela primeira vez Campeão da Europa.

Em 02 de Abril de 2017, o Shotokai atingiu um elevado nível de desempenho no processo de avaliação da Comunidade Bandeira da Ética tendo sido premiado com a Certificação Bandeira da Ética. De salientar que a implementação e operacionalização e atribuição da Bandeira da Ética compete ao Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), em parceria com a Universidade dos Valores (UV), mediante a criação de um selo de qualidade das iniciativas desportivas, o qual deve ser potenciado pelas entidades certificadas dentro e fora da sua organização. 

No dia 09 de fevereiro de 2018, no jogo de benjamins contra o Colégio Monte Maior, a jogadora Madalena Oliveira Barreto com 8 anos, foi  capitã de equipa dos benjamins ainda com idade de traquina.

No dia 30 de Maio de 2019, realizou a CONFERENCIA "FAIR PLAY NA FORMAÇÃO FUTSAL E NO DESPORTO", contando com a presença de várias individualidades ligadas ao desporto em especial ao Futsal

No dia 1 e 2 de Junho de 2019, organizou o 1.º Torneio Campeões de FairPlay, contando com a presença de entre várias equipas a do Burinhosa.

Em 27 de Outubro de 2019, recebeu o nosso Clube, das mãos da Exma. Senhora Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude a Bandeira da Ética.

 

Main Sponsors                                                                                                                    Futsal Sponsors